Lugares vazios, abandonados e anônimos são comumente fonte de inspiração para profissionais da fotografia e da pintura. A partir desta ideia que criou-se o conceito da exposição. A intenção é lançar luz sobre uma temática comum às duas formas de arte. “A exposição foca num aspecto específico de como essas trocas entre fotografia e pintura estão se dando no terreno da arte contemporânea brasileira. Percebemos que fotógrafos e pintores estão interessados em situações e lugares muito semelhantes entre si”, explica Heloisa Espada.
O título da mostra, “Lugar nenhum”, deriva do conceito terrain vague (em português, “terreno vago”), cunhado por Ignasi de Solá-Morales, arquiteto catalão. O termo denomina um espaço vazio e aparentemente esquecido, que ainda carrega conotações de um tempo passado.
Rua deserta, 2010, Rodrigo Andrade
Ambas, parte I, 2009, Sofia Borges
Construção da paisagem, 2010, Rubens Mano
Pântano, 2011, Marina Rheingantz
Sem título, 2003-2006, Lina Kim
Sem título - série Sans, 2011, Celina Yamauchi
Sem título - série Pinturinhas, 2009-2012, Luiza Baldan
O Instituto Moreira Salles do Rio fica localizado na Rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea. De terça a domingo, das 11h às 20h. As visitas guiadas pelas exposições acontecem sempre às 17h de terça a sexta. A entrada é franca. "Lugar nenhum" fica em cartaz até o dia 2 de junho de 2013.







Adorei! Quero conhecer o IMS, nunca fui...
ResponderExcluir