O objetivo do MAR é promover uma leitura transversal da cidade do Rio. Sua sociedade, seus simbolismos, seus conflitos e contradições, seus desafios. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Fundação Roberto Marinho. Patrocínio da Vale e das Organizações Globo. Apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Arquitetura
O projeto arquitetônico do MAR é do escritório carioca Bernardes + Jacobsen. O complexo do museu engloba um total de 15 mil metros quadrados. Os dois prédios que formam a instituição são unidos por meio de uma praça, uma passarela e uma cobertura fluida, em forma de onda - traço marcante da caligrafia dos arquitetos - transformando-os em um conjunto harmônico.
"O primeiro passo foi estabelecer um sistema de fluxo de modo que o Museu e a Escola funcionassem de forma integrada e eficiente. Por isso a criação de uma praça suspensa na cobertura, que reunirá todos os acessos. A visitação será feita de cima para baixo", explica Paulo Jacobsen, por e-mail.
Abaixo, uma apresentação do projeto original do escritório para o Museu de Arte do Rio:
Abaixo, uma apresentação do projeto original do escritório para o Museu de Arte do Rio:
Exposições
Quatro exposições simultâneas acontecem atualmente no MAR. Aqui, destacamos "Rio de Imagens: uma paisagem em construção", que descortina um olhar sobre a representação da cidade ao longo de quatro séculos. São cerca de quatrocentas peças - entre mapas, vídeos, pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas e objetos de design - que enfocam a criação de um imaginário sobre o Rio de Janeiro.
De acordo com o programa da exposição, "são destacadas obras de arte que contribuíram para formar uma iconografia da paisagem carioca, por meio de uma seleção que vai do início do século XIX aos dias de hoje. A maioria das peças são oriundas de coleções particulares".
Entre os mais de sessenta artistas participantes, estão Burle Marx, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Visconde de Taunay e Vieira da Silva. Salas especiais revelam tesouros da produção de panoramas e mapas da cidade.
Oswaldo Goeldi | Pôr-do-sol
Botelho | Avenida Central
Luiz Alphonsus | Série Rio de Janeiro, Aproximações – Closes mentais
Tarsila do Amaral | Pão de Açúcar
Henri-Nicolas Vinet | Vista tomada de Botafogo
O Museu de Arte do Rio fica localizado na Praça Mauá, número 5, Centro. Telefone: (21) 2203-1235. De terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 8 (inteira). Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos. Clique aqui para conhecer o site oficial do MAR.
Ps: este post foi uma sugestão da leitora do blog, Luiza Chagas Pinaud.
Ps: este post foi uma sugestão da leitora do blog, Luiza Chagas Pinaud.
Quero conhecer!
ResponderExcluirQue bacana a matéria! Deu muita vontade de ir...
ResponderExcluirMassa
ResponderExcluirO Brasil é lindo
ResponderExcluir