segunda-feira, 1 de abril de 2013

Salão Internacional do Móvel de Milão

Do dia 09 ao dia 14 de abril de 2013, acontece o Salão Internacional do Móvel de Milão. De realização anual, é considerada a mais importante feira de design de interiores do mundo. Em sua última edição, foram 1.255 expositores de diferentes países, numa superfície de mais de 140 mil metros quadrados e um total estimado de 300 mil visitantes.

O Salão Internacional do Móvel de Milão teve sua primeira exibição em 1961 e, de lá para cá, lançou tendências que ficaram marcadas na História do Design, como a "exportação" da cozinha americana e, recentemente, a preocupação com a sustentabilidade - o chamado "ecodesign". A feira movimentou, em 2012, 8 milhões de euros apenas em venda de móveis e objetos.

Mas o que esperar da feira este ano? A arquiteta carioca Luísa Moraes aposta nos móveis acoplados: "Desde 2010 o número de camas com peseira ou sofás com mesa e luminária vêm aumentando bastante, por um motivo óbvio: falta espaço em apartamentos da Ásia, potencial consumidor do Salão".

Se no ano passado a cor voltou com tudo, com muitos florais, este ano a aposta é no cinza e no prata. A estudante Olívia Moraes, filha de Luísa e aprendiz da mãe, chegou ontem em Milão e se impressiona com a quantidade de móveis, portas e paredes metalizados. "É algo que ainda não pegou no Brasil, a gente acha cafona. Mas desde o couro até a madeira, está tudo metalizado".

Nas fotos, a primeira parede teve seu material original metalizado. Já a segunda parede é falsa, construída com o próprio metal.




E o que o Rio pode aproveitar de Milão? "Tudo! São cidades bem diferentes uma da outra, de atmosferas opostas - e os opostos que se atraem", afirma Olívia. "Milão é a capital mundial do design, e os cariocas são apaixonados por coisas novas, modernas e diferentes. Tudo se adapta ao nosso clima e a nossa cor", complementa Luísa.

A edição de abril da revista Casa Vogue está dedicada às novidades do Salão. E vai mostrar o que os brasileiros estão expondo na feira. O destaque são as belíssimas luminárias feitas artesanalmente pelos índios yawanawá, projeto de Marcelo Rosenbaum com a La Lampe. Promete chamar atenção dos visitantes! (Leia a matéria completa sobre o projeto aqui).

Para mais informações sobre o Salão Internacional do Móvel de Milão, como preços e horários, acesso o site oficial do evento (em italiano e inglês).


2 comentários:

  1. Curti! Mas não sei se ia gostar na minha casa... parece meio impressoal... mas fica legal pra hotel!

    ResponderExcluir